Equoterapia

Atividades motoras realizadas através de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. “Praticante de Equoterapia” é o termo utilizado para se referir à pessoa quando em atividades equoterápicas.Este atua ativamente no processo terapêutico e em sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

Benefícios da equoterapia: A equoterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo altera a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento. Os principais benefícios da equoterapia são:

  • Desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo;
  • Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
  • Melhora da postura e do equilíbrio;
  • Aumenta a auto-estima e a auto-confiança, promovendo a sensação de bem-estar;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.
  • Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.

As sessões de Equoterapia podem ser realizadas em grupo, mas todo o planejamento e acompanhamento devem ser individualizados. É importante lembrar que a Equoterapia não exclui outras formas de terapia, ou seja, não é exclusiva, nem excludente. É complementar com estímulos do profissional habilitado, em alguns casos, início do andadura no cavalo, continuidade do trabalho pedagógico. Atividades para desenvolvimento da musculatura, atividades motoras utilizando circuitos para desenvolvimento das habilidades visando à memorização, concentração/atenção. Atendimentos semanais com 40 minutos.