Serviço Social

O serviço Social é a porta de entrada da Instituição ofertando assessoramento às famílias, promoção e defesa de garantias e direitos. É onde são realizados os encaminhamentos de acordo com a necessidade e demanda. A realização de atendimentos individuais e em grupo, agendados e espontâneos, com o objetivo de levantar as demandas individuais e coletivas dos atendidos e da Instituição, para subsidiar o planejamento das ações do Serviço Social e o trabalho sócio-educacional nos acompanhamentos familiares.

Através de intervenções socioeducativas, possibilita o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, para que estes possam caminhar na direção de exercer a Cidadania Plena. O serviço social também orienta as famílias e os próprios usuários sobre a garantia de direitos sociais e encaminha-os, quando necessário, para os serviços existentes, desenvolvendo também ações extensivas aos familiares, através de acolhimento, avaliação, triagem e estudo social.

Na perspectiva da garantia de direitos, o Serviço Social contribui para o acesso dos atendidos/alunos e seus familiares a toda rede socioassistencial e aos serviços de outras políticas públicas (educação, trabalho, saúde, transporte especial e defesa de direitos), além de apoio e orientação com foco na qualidade de vida e no exercício da cidadania e inclusão social.

Na Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, o Assistente Social compõe a equipe interdisciplinar de atendimento, desenvolvendo suas atividades de forma ética, posicionando-se a favor da equidade e justiça social, assegurando a universalidade de acesso aos bens e serviços. No final de cada ano o Serviço Social juntamente com a equipe de profissionais, se reúne com as famílias para fazerem a devolutiva, que é um documento onde se encontra toda a evolução do que foi desenvolvido durante o ano em todas as especialidades.

Já que estamos mencionando um profissional que viabiliza a garantia de direitos, aproveitamos para lembrar que todas as pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), conhecido também como LOAS, tem que estar incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. O registro é obrigatório. Quem não se inscrever ou não estiver com seu Cadastro Único atualizado, terá o benefício bloqueado. O cadastro pode ser realizado no CRAS mais próximo de sua residência, levando toda a documentação de todas as pessoas que moram na casa.

Para receber o benefício, as pessoas com deficiência devem comprovar que a renda de sua família é inferior à 1/4 do salário mínimo por pessoa, bem como que não recebem nenhum benefício previdenciário. Outro requisito é a comprovação de sua deficiência e do nível de incapacidade através de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.