Psicologia

O trabalho no setor de psicologia vem ao encontro das intervenções adequadas para acolher, estimular e trabalhar determinados aspectos das crianças/adolescentes, com queixas de dificuldades de aprendizagem e/ou que convivem com algum tipo de transtorno. Geralmente, esses quadros envolvem distúrbios do neurodesenvolvimento que tem como consequência, o déficit na atenção e concentração, a oscilação no comportamento e dificuldade nas relações sociais.

O atendimento é realizado através da escuta e utilização de técnicas lúdicas/cognitivas e de estimulação como ferramentas no processo terapêutico. Desta forma, buscando proporcionar um ambiente onde o atendido tenha a possibilidade de expressar seus sentimentos e trabalhar a autoestima, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, bem como a estimulação das potencialidades, considerando a singularidade do tempo e forma que cada indivíduo possui para desenvolver todos esses aspectos.

Proporcionar acolhida a família do atendido, no sentido de minimizar as angústias e trazer orientações por vezes, também pode se fazer necessário, no decorrer do acompanhamento.