Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é conhecida por sua atuação na voz e na fala, mas não se restringe a isso. É a ciência que aborda os diferentes aspectos da comunicação humana e seu desenvolvimento (linguagem oral e escrita, funções orofaciais como a fala, fluência, voz e audição) e as funções responsáveis pela deglutição, em todas as fases da vida.

O fonoaudiólogo pode desenvolver atividades voltadas à promoção, prevenção, orientação, avaliação e diagnóstico.


Atualmente a fonoaudiologia de divide em 12 áreas de atuação, são elas:

Audiologia

O objetivo do fonoaudiólogo especialista em Audiologia é prestar os serviços de prevenção, identificação e avaliação dos problemas relacionados à audição. É ele que faz a seleção e avaliação dos aparelhos de amplificação sonora, além da habilitação ou reabilitação oral de pacientes que tiveram perda auditiva.

Disfagia

A disfagia é uma alteração na deglutição (no ato de engolir) de alimentos ou saliva e pode estar relacionada a diversos fatores. Cabe ao fonoaudiólogo identificar qual é o problema relacionado à disfagia, diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos da deglutição.

Fluência

O fonoaudiólogo especialista em fluência estuda mais a fundo as ocorrências de fala nas quais o ritmo se encontra alterado, ou seja, com distúrbios da fluência (gagueira, taquilalia e taquifemia). identificação as disfluências para o diagnóstico e intervenção precoce dos transtornos da fluência, orientação às famílias e às equipes de saúde e educação sobre a conduta adequada frente aos indivíduos com tais alterações.

Fonoaudiologia Educacional

O fonoaudiólogo educacional pode fazer parte da equipe pedagógica de uma instituição educacional. Sua atuação está apta para todos os níveis e modalidades de ensino. Ele agrega conhecimentos a respeito da comunicação humana, além de discutir as estratégias educacionais que podem melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Promovendo, aprimorando e prevenindo alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz.

Fonoaudiologia Neurofuncional

O fonoaudiólogo especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional realiza a avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação, de pessoas que tiveram problemas neurofuncionais devido a danos ao sistema nervoso central ou periférico, que prejudicaram a maneira como elas se expressam e se comunicam.

Fonoaudiologia do Trabalho

O fonoaudiólogo que trabalha com a Fonoaudiologia do Trabalho promove mudanças na maneira como o trabalho se organiza, priorizando a saúde e a melhoria constante da comunicação humana. Desenvolvendo programas de prevenção ocupacional relacionados à qualidade de vida e de trabalho, além de detectar e diagnosticar os riscos para voz e audição do trabalhador presentes nas organizações, possibilitando a permanência no trabalho sem restrição da atividade profissional.

Gerontologia

O fonoaudiólogo que atua na área da Gerontologia realiza estratégias relacionadas à promoção da saúde do idoso, avaliando, prevenindo, diagnosticando, habilitando e reabilitando os idosos com distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz.

Linguagem

O papel do fonoaudiólogo que atua nessa área é prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados à linguagem em todos os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando proporcionar bem-estar e inclusão social para a pessoa que tenha algum distúrbio de linguagem, uma vez que problemas de comunicação, que envolvem expressão e compreensão, podem gerar dificuldades na integração social e profissional.

Motricidade Orofacial

O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial habilita e reabilita pessoas com alterações nas funções relacionadas à mastigação, sucção, respiração, deglutição, articulação da fala e à expressão facial. O foco é o aperfeiçoamento dos padrões de fala, deglutição e estética facial.

Neuropsicologia

O fonoaudiólogo que atua nela está apto a avaliar e tratar distúrbios que afetam a comunicação e sua interface com a cognição. O trabalho desenvolvido pode ser feito tanto com crianças quanto com adultos que tenham alterações cognitivas decorrentes de disfunções do Sistema Nervoso Central, sendo por desenvolvimento atípico ou até mesmo por disfunções adquiridas.

Saúde Coletiva

O profissional de Fonoaudiologia que trabalha com Saúde Coletiva tem como objetivo a construção de estratégias de planejamento e gestão em saúde dentro do campo fonoaudiológico. Visam intervir nas políticas públicas, por meio de ações que envolvam prevenção, educação e intervenção a partir do diagnóstico identificado em grupos populacionais.

Voz

O fonoaudiólogo que atua nesta área é responsável pela avaliação e o tratamento da voz — a fala, o canto e os padrões vocais. Assim como, aperfeiçoa e trata a voz de profissionais como: cantor, locutor, jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.